A Microsoft lançou o “Copilot para FInanças” em uma prévia pública em 29 de fevereiro. O novo serviço alimentado por inteligência artificial se integra ao conjunto de ferramentas de produtividade do Microsoft 365 e fornece soluções generativas de IA e automação para fluxos de trabalho novos e pré-existentes.
O Copilot é a versão da Microsoft de um assistente virtual de IA. Sua integração aos ecossistemas Windows e Microsoft 365 adiciona essencialmente uma funcionalidade semelhante à oferecida pelo ChatGPT em uma modalidade adaptada especificamente para a produtividade.
Com a recém-lançada versão “Copilot para Finanças” do seu serviço de IA, a Microsoft está introduzindo soluções de ponta a ponta especificamente ajustadas para profissionais de finanças.
De acordo com uma postagem no blog da Microsoft, o Copilot para Finanças foi testado por milhares de profissionais financeiros da própria empresa e nos departamentos financeiros de vários parceiros comerciais.
O maior desafio para muitos profissionais de finanças é o tempo, ou melhor, a falta dele. A Microsoft disse que sua nova ferramenta de IA é a solução:
“Oitenta por cento dos líderes e equipes de finanças enfrentam desafios para assumir funções mais estratégicas fora das partes operacionais de suas rotins de trabalho. No entanto, 62% dos profissionais de finanças dizem que estão presos ao trabalho enfadonho de entrada de dados e ciclos de revisão. O Copilot para Finanças pode ajudar a liberar tempo.”
O novo serviço se junta a outras ofertas de assistentes profissionais de IA da Microsoft, o Copilot para Vendas e o Copilot para Serviços. Enquanto isso, o Copilot, a versão original, foi inserido na barra de tarefas dos usuários do Windows 11 por padrão.
O influxo de serviços de IA específicos para sistemas operacionais e aplicativos pode ser lucrativo para as principais empresas de tecnologia, mas eles também atendem a pedidos de especialistas de longa data por modelos de IA treinados em dados financeiros e criados especificamente para lidar com o nível de precisão necessário para otimizar os processos dos profissionais de finanças.
Embora o Copilot e seus derivados de Finanças, Vendas e Serviços possam ter sido criados com base na tecnologia da OpenAI – a mesma que suporta o ChatGPT –, ela foi ajustada para o setor financeiro.